A concessionária BRT Sorocaba (SP) informou que estabeleceu medidas de prevenção no combate ao coronavírus e os trabalhos de implantação do sistema BRT seguem com o efetivo reduzido. Contudo, os trabalhos continuam dentro da normalidade durante a quarentena.
Na Avenida Ipanema, por exemplo, o canteiro central e uma faixa, nos dois sentidos, seguirão isolados e sinalizados até o fim dos serviços de implantação do Corredor BRT Ipanema.
O primeiro trecho em obras vai do número 389 ao 595 e, conforme forem concluídos, os serviços avançarão ao longo da avenida. Assim como foi realizado no início dos trabalhos na Avenida Itavuvu, a Avenida Ipanema passará pelas mesmas etapas de serviço.
Durante este período, a via ficará somente com uma faixa livre para o trânsito em cada um dos lados, uma no sentido Centro-bairro e outra para o bairro-Centro.
As adequações e interdições realizadas são necessárias para que haja segurança para pessoas, bicicletas e veículos. Além disso, haverá máquinas e trabalhadores em serviço no local.
Para a implantação do Corredor Ipanema serão construídas 10 estações bidirecionais (embarque e desembarque sentido Centro- bairro e bairro-Centro) no canteiro central, duas vias de 6,2 quilômetros de pavimento rígido e, ao final do trecho, será erguido um novo terminal de ônibus, o São Bento. O terminal ocupará uma área de 12 mil m² no bairro Caguaçu.
Este novo terminal dará suporte à operação do corredor e ainda receberá linhas que chegarão de outros bairros para direcionar os passageiros para o sistema BRT.
Toda a infraestrutura do Corredor Ipanema, das estações e do terminal terá acessibilidade, acesso à informação do itinerário, segurança e conforto durante os deslocamentos.
Trabalhos nos corredores
Além da Avenida Ipanema, as atividades seguem normalmente no Corredor BRT Itavuvu e nos corredores estruturais Sul, Leste e Central.
Corredor Itavuvu: as equipes executam o serviço de fresa, recape e reparo profundo em pontos específicos da Avenida Itavuvu. Em paralelo, seguem com os trabalhos nas futuras estações e no Terminal Vitória Régia. As estações Vila Carol, Jardim Paraná e Jardim Los Angeles estão em fase de conclusão e em breve serão entregues.
Corredor Estrutural Sul: os serviços de pavimentação de concreto estão em fase final e, nesta etapa, já está sendo feita a requalificação do pavimento asfáltico das avenidas Comendador Pereira, Washington Luiz e Antônio Carlos Comitre. Na Avenida Antonio Comendador Pereira Inácio, os veículos já podem fazer uso das faixas que estavam interditadas.
Corredor Estrutural Leste: as obras na Avenida São Paulo seguem em fluxo normal e as equipes realizam os serviços de padronização e melhorias do corredor. Na via será feita a instalação de novos abrigos de parada dos ônibus, requalificação dos passeios, implantação de pavimento rígido (concreto) no local das paradas e recapeamento do asfalto de toda a avenida.
Corredor Central: neste corredor houve um reforço das equipes e as vias que passarão por serviços são Avenida Moreira Cesar (parcial), Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua Quinze de Novembro, Rua Souza Pereira, Rua Doutor Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Rua Padre Luiz, Rua Francisco Scarpa, Rua Santa Clara, Avenida Presidente Juscelino Kubistchek (parcial) e Rua Leopoldo Machado.
Nestas vias serão realizadas a instalação de novos abrigos de parada dos ônibus, requalificação dos passeios, implantação de pavimento rígido (concreto) no local das paradas e recapeamento do asfalto.
Corredor General Osório: foram iniciados os trabalhos de demolição de pavimento para implantação do pavimento rígido nos pontos de parada da Avenida General Osório. A via passará pelos mesmos serviços que estão sendo realizados nos corredores Sul, Central e Leste.
Corredor Estrutural Binário: equipes realizam um intenso planejamento para o início das atividades nas avenidas Comendador Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer. Nestas avenidas, diferente dos Corredores BRT e demais Corredores Estruturais, a faixa da direita, onde ocorre o embarque e desembarque dos usuários do transporte público, será inteira em concreto (não somente os pontos de paradas).
Além disso, as vias receberão novos abrigos de parada dos ônibus, requalificação dos passeios e recapeamento do asfalto de toda a avenida.